segunda-feira, 15 de junho de 2009

Sistema Circulatório

O sistema circulatório é constituído por: coração, vasos sanguíneos(artérias, veias e capilares). É o responsável, através do transporte do sangue, pela condução, distribuição e remoção das mais diversas substâncias dos e para os tecidos do corpo. Também, é essencial à comunicação entre vários tecidos.

Sistema circulatório no ser humano

O sistema circulatório humano é composto pelo sangue, condutores (veias e artérias) e coração. O coração é o orgão que bombeia o sangue.

O sistema vascular é composto pelos vasos sanguíneos: artérias, veias e capilares. As artérias são os vasos pelos quais o sangue sai do coração. Como a pressão do sangue no lado arterial é maior, comparando com as veias, resultando ser a parede das artérias mais espessa. As veias são os vasos que trazem o sangue para o coração; dentro delas há válvulas que, caso o sangue comece a fluir na direção contrária do coração, fecham-se impedindo o refluxo do sangue. Os capilares são vasos microscópicos, com parede de apenas uma célula de espessura e que são responsáveis pelas trocas de gases e nutrientes entre o sangue e o meio interno.

O sangue segue um caminho contínuo, passando duas vezes pelo coração antes de fazer um ciclo completo. Pode-se dividir, desta maneira, o sistema circulatório em dois segmentos: a circulação pulmonar e a circulação sistêmica.

Reflexão: O sistema circulatório é responsável por conduzir elementos essenciais para todos os tecidos do corpo:oxigênio para as células,hormônios (que são liberados pelas glândulas endócrinas) para os tecidos,condução de dióxido de carbono para sua eliminação nos pulmões,coleta de excreções metabólicas e celulares,entrega de excreções nos órgãos excretores,como os rins,transporte de hormônios,tem importante papel nosistema imunológico na defesa contra infecções,termo-regulação: calor,vasodilatação periférica; frio,vasoconstrição periférica.Transporte de nutrientes desde os locais de absorção até às células dos diferentes órgãos.

Fontes:http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_circulatório#Sistema_circulat.C3.B3rio_no_ser_humano

Sem comentários: