terça-feira, 16 de junho de 2009

Brânquias

Nos peixes e outros animais aquáticos, as brânquias ou guelras (termo vernáculo) são os órgãos da respiração, ou seja, é nelas que ocorrem as trocas gasosas entre o sangue ou linfa dos seus portadores e a água.






  • As brânquias são geralmente finas placas ou excrescências de tecido mucoso altamente irrigadas por vasos sanguíneos ou o seu equivalente para os animais sem este tipo de sistema circulatório, através de cujas paredes são realizadas as trocas gasosas. As guelras estão sempre localizadas no corpo do animal de modo a terem o máximo contacto com a água e, ao mesmo tempo, estarem protegidas.


  • Muitos animais aquáticos absorvem o oxigénio necessário ao seu metabolismo através da sua superfície de contacto com a água (principalmente os protozoários), mas a maioria dos seres mais complexos adquiriram, através do processo evolutivo estes órgãos que apresentam uma superfície mais adequada de contacto com o meio ambiente.

Reflexão: As brânquias ou guelras são os órgãos respiratórios típicos dos animais aquáticos e, em regra, diferenciam-se em evaginações da superfície corporal. Estas estruturas, morfologicamente protegidas ou não, contactam directamente com a água. A disposição das lamelas facilita a hematose branquial, na medida em que o sentido de circulação de sangue nas lamelas é contrário ao fluxo de água que passa entre elas.

Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Br%C3%A2nquia

Sem comentários: