segunda-feira, 15 de junho de 2009

Fluidos circulantes

Nos animais dotados de sistemas circulatórios, o fluxo de substâncias entre o meio e cada uma das células que constituem o organismo é garantido por fluidos circulantes. No caso dos Artrópodes, da maioria dos Moluscos e de outros invertebrados com sistemas circulatórios abertos, não há distribuição entre o fluido circulante e o fluido intersticial. O interior do corpo é preenchido por um único fluido que banha todas as células, a hemolinfa, permitindo as trocas de substâncias.

Os fluidos circulantes funcionam como veículos de transporte e distribuição de substâncias. Entre as suas numerosas funções destacam-se:


  • Transporte de nutrientes, absorvidos ao nível do tubo digestivo ou mobilizados das reservas corporais, até às células;

  • Transporte de oxigénio e remoção de dióxido de carbono, gases intervenientes na respiração celular;

  • Remoção de produtos azotados resultantes do metabolismo celular;

  • Transporte de hormonas e outros agentes reguladores;

  • Defesa do organismo contra agentes patogénicos, protagonizada por leucócitos;

  • Distribuição de calor;


Reflexão: O fluido que percorre o corpo dos animais, assegurando o intercâmbio de substâncias entre as células e o meio. Os fluidos circulantes possibilitam o transporte de substâncias, como as hormonas, a distribuição de compostos, como o oxigénio e os nutrientes, e a eliminação de produtos provenientes do metabolismo, como o dióxido de carbono.Nos animais encontram-se, essencialmente, três tipos de fluidos circulantes: a hemolinfa, característica dos animais com sistema circulatório aberto, e, nos vertebrados, a linfa, que circula no sistema linfático, e o sangue, que integra o sistema sanguíneo.

Sem comentários: