sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Medida do Tempo, idade da Terra

A história da Terra pode ser representada através de escalas do tempo geológico, organizado numa sequência de divisões cujas idades são registadas em milhões de anos.

Grandes extinções verificadas ao longo do tempo geológico são coincidentes como as principais divisões...


  • História da Terra


A Terra terá uma idade aproximada de 4600 milhões de anos (Ma).



Na tentativa de representar o decorrer do tempo geológico, a geologia desenvolveu métodos de datação das rochas e de interpretação da informação nelas contida, nomeadamente no que se refere aos estratos sedimentares ou fósseis.

- Os fósseis são restos ou vestígios de organismos que viveram no passado mas ficaram preservados, geralmente em rochas sedimentares.

Ossos, conchas, carapaças, dentes, ovos ou pegadas são exemplos de fósseis.





(exemplo de um fóssil)



- Um conjunto de fósseis, distribuídos nos estratos sedimenteres segundo uma ordem cronológica definida forma um registo fóssil.





  • Principio da sobreposição de estratos


De acordo com o principio da sobreposição dos estratos, numa sucessão de estratos não deformados, um estrato é sempre mais recente do que aquele que lhe serve de base e mais antigo que aquele que o cobre.


A idade relativa de acontecimentos da história da Terra é determinada pela análise da ordem cronológica da sua ocorrências com base no principio da sobreposição dos estratos ou na interpretação do seu conteúdo fossilífero.



  • A idade radiométrica permite calcular a idade numérica de rochas e minerais com base na desintegração radioactiva de formas instáveis de certos elementos químicos aí presentes.

  • Nas suas formas instáveis acabaram por se converter, irreversívelmente, noutros átomos, emitindo partículas e radiação, num processo conhecido por decaimenoradioactivo.


A velocidade de cinversão de átomos-pais (instáveis) em ´tomos-pai (mais estáveis) é constante.


O tempo que decorre até que metade átomos-pai seja convertido em átomos-filho designa-se tempo de semi-vida.


Conhecendo-se as quatidads relativas de ambos no material a datar é possíel determinar quando se iniciou o processo de decaimento, isto é, a altura em que a rocha se formou.


Este método de datação é mais eficaz quando aplicado a rochas magmáticas.


Datadas as rochas e interpretada a informação elascontida tornou-se possível construir uma escala do tempo geológico onde sã organizadas cronologicamente, os acontecimentos mais marcantes da história da Terra, desde os seus pimórdios até à atualidade.


(exemplo de uma escala do tempo gológico)

Reflexão: Aprendi muito com esta matéria. Nunca tinha despertado curiosidade aqueles estratos que ás vezes via nas rochas e agora sei que cada "bocadinho" pode ajugar a datar a idade da rocha, pois também nunca pensei que fosse possével saber a idade de uma pedra, mas agora sei que ainda tenho muito ainda por descobrir sobre as rochas. Fiquei curiosa e vocês?


segunda-feira, 10 de novembro de 2008

As rochas: arquivos que relatam a história da Terra

- A massa sólida do nosso planeta é, maoritariamente, constituída por rochas;

- Estas estão classificadas em sedimentares, magmáticas e metamórficas e todas fornecem informação sobre a história da Terra;

- Todas as rochas estão sujeitas a processos cíclicos e contínuos de formação, destruição e reciclagem;



  • Rochas sedimentares

As primeiras formam-se a partir de rochas pré-existentes, por um processo complexo que é realizado em várias fases: meteorização, erosão, transporte, deposição e por fim a diagénese. As rochas sedimentares são as mais abundantes no nosso planeta, já que são substracto rochoso de cerca de 75% da superfície continental. São exemplos de rochas sedimentares as argilas, areias, calcários e carvões.






(arenito, rocha sedimentar)





  • Rochas magmáticas


As rochas magmáticas formam-se quando o magma em fusão arrefece e solidifica.


Se arrefece rapidamente e em profundidade, os minerais não têm tempo de se desenvolverem originando rochas extrusivas ou vulcânicas.




(basalto, rocha magmática extrusiva ou vulcânica)



Se, pelo contrário, o magma arrefece lentamente e à superficíe, permite a cristalização e crescimento de todos os minerais, formando-se rochas intrusivas ou plutónicas.




  • Rochas metamórficas

As rochas metamórficas provêm da transformação de todos os tipos de rochas! Os agentes responsáveis pela formação destas rochas são principalmente altas temperaturas e elevadas pressões.

(xisto, rocha metamórfica)

Ciclo das Rochas



Os três grupos de rochas - magmáticas, sedimentares e metamórficas, transformam-se continuamente na natureza num conjunto de processos geológicos denominado o Ciclo das Rochas.



Após arrefecimento, o magma solidifica originando rochas magmáticas. Estas podem-se formar-se à superfície devido a processos vulcânicos, ou no interior da crusta.




Uma vez expostas à superfície, as rochas sofrem meteorização e erosão, processos promovidos fundamentalmente pela água e pelo ar, originando sedimentos. Estes depois de transportados pela água e pelo vento, depositam-se em zonas deprimidas da crosta continental ou oceânica.Devido a fenómenos de subsidência, os materiais da crosta vão afundando aumentando a pressão e a temperatura. Originam então rochas sedimentares.


Com o continuar do processo de subsidência crustal, em que a pressão e a temperatura aumentam, as rochas sofrem recristalizações no estado sólido dos seus minerais. Surgem as rochas metamórficas.


Caso a temperatura ainda aumente mais as rochas fundem originando-se o magma, que pode voltar a formar novamente rochas magmáticas.




Reflexão: Na crusta terrestre existe uma grande diversidade de rochas. Todas as rochas estão sujeitas a processos ciclicos e continuos de formação, constituição e reciclagem.

O ciclo das rochas é a prova que a Terra possui uma dinâmica própria e que está em constantes modificações.

Sendo assim é fundamental a existência de rochas e do respectivo ciclo, pois este intervêm em todos os subsistemas da Terra e faz com que todos eles funcionem correctamente.






Fontes:




Diciopédia 2003




http://fossil.uc.pt/pags/transf.dwt




sábado, 8 de novembro de 2008

"A Terra e os seus subsistemas em interacção"

  • Um sistema é qualquer conjunto organizado de elementos em interacção, constituído por matéria e energia, independentemente da sua dimensão.

  • Tipo de sistemas:


  • sistema isolado - não existem trocas de matéria nem de energia com o meio envolvente;

  • sistema fechado - existem trocas de matéria de energia com o meio envolvente, enquanto que a matéria é conservada no interior do sistema;

  • sistema aberto- existem trocas de matéria e de energia com o meio envolvente;


A Terra é considerado um sistema quase fechado, que estabelece trocas de energia com o exterior, mas com trocas de matéria pouco significativas. Este sistema é constituído por inúmeros subsistemas abertos: atmosfera, hidrosfera, biosfera e geosfera. A complexa interacção destes subsistemas fazem da Terra um planeta dinâmico que tem evoluído e sofrido alterações ao longo dos 4600 milhões de anos da sua existência.




  • Subsistemas da Terra:


Sendo o nosso planeta um sistema único e dinâmico, constituído por quatro subsistemas, basta uma alteração e/ou modificação num dos quatro subsistemas, para causar desiquilibrios nas relações que eles estabelecem entre si e provocar alterações que podem afectar parcialmente ou totalmente o sistema Terra.


De modo a simplificar o estudo, seguir-se-á uma descrição mais promonorizada de cada um desses subsistemas bem como de algumas alterações a que eles estão sujeitos.



  • Geosfera

Entende-se por geosfera a parte superficial da Terra que se encontra no estado sólido (formada pelas grandes massa continentais e as bases do oceano), bem como os restantes materiais que se encontram no seu interior, separados em camadas mais ou menos concêntricas. As transformações e movimentos que ocorrem na geosfera tornam a Terra um planeta geologicamente dinâmico e em constante mutuação.`


É na geosfera que muitos seres vivos possuem o seu suporte, caminham e habitam.






  • Hidrosfera


A hidrosfera compreende toda a água no estado líquido que se encontra na superfície terrestre, incluindo os oceanos, os mares, os lagos, os rios, os ribeiros, os riachos e a água existente no subsolo.


A água é o recurso mineral mais importante da Terra, pois é essencial para a existência de qualquer forma de vida.


Os oceanos absorvem a maior parte da radiação solar que atinge a superfície do globo e, através das correntes oceânicas, esta energia é distribuída por todo o planeta.



A água é a substância comum a todos os subsistemas da Terra.






  • Atmosfera


A atmosfera constitui o invólucro gasoso da Terra e, actualmente, é constituída por uma mistura de gases, dos quais o azoto, o oxigénio, o árgon e o dióxido de carbono constituem 99.98% do seu volume. O vapor de água também é um constituinte da atmosfera, cuja ocorrência pode variar no espaço e no tempo.



Há ainda a considerar uma quantidade considerável de partículas suspensas na atmosfera, constituídas por fumos, poeiras e matéria orgânica, que podem ter uma origem natural ou ser causada pelo Homem.



Este subsistema protege a Terra dos efeitos das radiações solares e do bombardeamento das partículas sólidas do espaço. Muitos meteoritos inflamam-se devido ao atrito provocado pela sua entrada nas camadas que compões a atmosfera.








  • Biosfera

A biosfera, cuja parte fundamental é a biomassa, inclui a cobertura vegetal e a fauna da superfície do globo, incluindo o próprio Homem, a flora e a fauna dos oceanos.



A existência de vida na Terra é um facto único no Sistema Solar. De facto, ao longo da sua História, o planeta Terra foi criando condições para a origem e posterior manutenção das formas de vida, que foram surgindo.



Actualmente, existem milhares de espécies diferentes de seres vivos, desde seres microscópicos até alguns de grandes dimensões. Deste modo, a Terra apresenta uma elevada biodiversidade.



Em sumo, o nosso planeta é constituído por cinco grandes subsistemas que interagem e permanecem em equilíbrio entre si. qualquer alteração provocada pelo Homem num deles irá ter consequências graves no sistema Terra e alterar o ambiente em que a espécie humana habita e do qual depende para a sua sobrevivência.


Reflexão : No inicio não tinha entendido o porque de a Terra ser considerada um sistema fechado, no entanto visto que as trocas de matéria entre a Terra e o espaço não são muito significativas e são muito raras, este é considerado um sistema fechado. e que existem várias implicações por ser este tipo de sistema, pois os recursos naturais não são finitos, os poluentes permanecem no interior do sistema, etc.
Quanto aos subsistemas da Terra, já tinha conhecimento de o que eram, no entanto nunca tinha reflectido sobre as suas interacções e em como a intervenção do Homem é significativa. mas ainda mais importante é que sem estes subsistemas não existe vida na Terra. Aceitam comigo o desafio de preservá-los?

Fontes:

  1. http://biogeonorte.googlepages.com/ageologia,osgeólogoseosseusmétodos
  2. http://formacao.es-loule.edu.pt/biogeo/geo12/pre_requisitos/geo12_pre.htm#A_Terra_e_os_seus_subsistemas_em_interacção



sábado, 1 de novembro de 2008

Actividade teórico-prática:"O fim de uma dinastia"

Causas possíveis para a extinção dos dinossáurios:

- Actividade vulcânica crescente devido ao reajustamento dos continentes;


  • Modelação de paisagens;

  • Qualidade do ar e da água;

- Competição entre espécies diferentes de dinossáurios, todas estão adoptadas, ficando vulneráveis à mudança de meio;


- Vulnerabilidade (ninhos no chão) face a espécies emergentes como os mamíferos;


- Impacto de um cometa;



NOTA: Existe uma teoria cosmológica que sugere que os dinossáurios se extinguiram devido a uma chuva de cometas, projectados da Nuvem de Oort por Nemésis. Extinção deste tipo serão cíclicas e o seu intervalo é o da órbita desta hipotética estrela companheira do sol (26 milhões de anos).



Como é possível conhecer o passado histórico da Terra?


- Restos de seres dos dinossáurios são encontrados nas rochas sedimentares;


- É possível reconstruir ambientes a seres vivos que já não existem, a partir do passado e das dinâmicas biológicas e geológicas observadas no presente;




Reflexão:


Este tema foi abordado numa aula prática, através de um visionamento de um pequeno filme "O fim de uma dinastia" e também com duas perguntas de desenvolvimento à cerca do mesmo ao qual anteriormente deixei resposta. Achei esta iniciativa muito cativante pois nunca antes me tinha despertado tanto interesse sobre este assunto, no entanto agora vejo-me empenhada a querer saber mais e mais..