sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Medida do Tempo, idade da Terra

A história da Terra pode ser representada através de escalas do tempo geológico, organizado numa sequência de divisões cujas idades são registadas em milhões de anos.

Grandes extinções verificadas ao longo do tempo geológico são coincidentes como as principais divisões...


  • História da Terra


A Terra terá uma idade aproximada de 4600 milhões de anos (Ma).



Na tentativa de representar o decorrer do tempo geológico, a geologia desenvolveu métodos de datação das rochas e de interpretação da informação nelas contida, nomeadamente no que se refere aos estratos sedimentares ou fósseis.

- Os fósseis são restos ou vestígios de organismos que viveram no passado mas ficaram preservados, geralmente em rochas sedimentares.

Ossos, conchas, carapaças, dentes, ovos ou pegadas são exemplos de fósseis.





(exemplo de um fóssil)



- Um conjunto de fósseis, distribuídos nos estratos sedimenteres segundo uma ordem cronológica definida forma um registo fóssil.





  • Principio da sobreposição de estratos


De acordo com o principio da sobreposição dos estratos, numa sucessão de estratos não deformados, um estrato é sempre mais recente do que aquele que lhe serve de base e mais antigo que aquele que o cobre.


A idade relativa de acontecimentos da história da Terra é determinada pela análise da ordem cronológica da sua ocorrências com base no principio da sobreposição dos estratos ou na interpretação do seu conteúdo fossilífero.



  • A idade radiométrica permite calcular a idade numérica de rochas e minerais com base na desintegração radioactiva de formas instáveis de certos elementos químicos aí presentes.

  • Nas suas formas instáveis acabaram por se converter, irreversívelmente, noutros átomos, emitindo partículas e radiação, num processo conhecido por decaimenoradioactivo.


A velocidade de cinversão de átomos-pais (instáveis) em ´tomos-pai (mais estáveis) é constante.


O tempo que decorre até que metade átomos-pai seja convertido em átomos-filho designa-se tempo de semi-vida.


Conhecendo-se as quatidads relativas de ambos no material a datar é possíel determinar quando se iniciou o processo de decaimento, isto é, a altura em que a rocha se formou.


Este método de datação é mais eficaz quando aplicado a rochas magmáticas.


Datadas as rochas e interpretada a informação elascontida tornou-se possível construir uma escala do tempo geológico onde sã organizadas cronologicamente, os acontecimentos mais marcantes da história da Terra, desde os seus pimórdios até à atualidade.


(exemplo de uma escala do tempo gológico)

Reflexão: Aprendi muito com esta matéria. Nunca tinha despertado curiosidade aqueles estratos que ás vezes via nas rochas e agora sei que cada "bocadinho" pode ajugar a datar a idade da rocha, pois também nunca pensei que fosse possével saber a idade de uma pedra, mas agora sei que ainda tenho muito ainda por descobrir sobre as rochas. Fiquei curiosa e vocês?


Sem comentários: