sábado, 8 de novembro de 2008

"A Terra e os seus subsistemas em interacção"

  • Um sistema é qualquer conjunto organizado de elementos em interacção, constituído por matéria e energia, independentemente da sua dimensão.

  • Tipo de sistemas:


  • sistema isolado - não existem trocas de matéria nem de energia com o meio envolvente;

  • sistema fechado - existem trocas de matéria de energia com o meio envolvente, enquanto que a matéria é conservada no interior do sistema;

  • sistema aberto- existem trocas de matéria e de energia com o meio envolvente;


A Terra é considerado um sistema quase fechado, que estabelece trocas de energia com o exterior, mas com trocas de matéria pouco significativas. Este sistema é constituído por inúmeros subsistemas abertos: atmosfera, hidrosfera, biosfera e geosfera. A complexa interacção destes subsistemas fazem da Terra um planeta dinâmico que tem evoluído e sofrido alterações ao longo dos 4600 milhões de anos da sua existência.




  • Subsistemas da Terra:


Sendo o nosso planeta um sistema único e dinâmico, constituído por quatro subsistemas, basta uma alteração e/ou modificação num dos quatro subsistemas, para causar desiquilibrios nas relações que eles estabelecem entre si e provocar alterações que podem afectar parcialmente ou totalmente o sistema Terra.


De modo a simplificar o estudo, seguir-se-á uma descrição mais promonorizada de cada um desses subsistemas bem como de algumas alterações a que eles estão sujeitos.



  • Geosfera

Entende-se por geosfera a parte superficial da Terra que se encontra no estado sólido (formada pelas grandes massa continentais e as bases do oceano), bem como os restantes materiais que se encontram no seu interior, separados em camadas mais ou menos concêntricas. As transformações e movimentos que ocorrem na geosfera tornam a Terra um planeta geologicamente dinâmico e em constante mutuação.`


É na geosfera que muitos seres vivos possuem o seu suporte, caminham e habitam.






  • Hidrosfera


A hidrosfera compreende toda a água no estado líquido que se encontra na superfície terrestre, incluindo os oceanos, os mares, os lagos, os rios, os ribeiros, os riachos e a água existente no subsolo.


A água é o recurso mineral mais importante da Terra, pois é essencial para a existência de qualquer forma de vida.


Os oceanos absorvem a maior parte da radiação solar que atinge a superfície do globo e, através das correntes oceânicas, esta energia é distribuída por todo o planeta.



A água é a substância comum a todos os subsistemas da Terra.






  • Atmosfera


A atmosfera constitui o invólucro gasoso da Terra e, actualmente, é constituída por uma mistura de gases, dos quais o azoto, o oxigénio, o árgon e o dióxido de carbono constituem 99.98% do seu volume. O vapor de água também é um constituinte da atmosfera, cuja ocorrência pode variar no espaço e no tempo.



Há ainda a considerar uma quantidade considerável de partículas suspensas na atmosfera, constituídas por fumos, poeiras e matéria orgânica, que podem ter uma origem natural ou ser causada pelo Homem.



Este subsistema protege a Terra dos efeitos das radiações solares e do bombardeamento das partículas sólidas do espaço. Muitos meteoritos inflamam-se devido ao atrito provocado pela sua entrada nas camadas que compões a atmosfera.








  • Biosfera

A biosfera, cuja parte fundamental é a biomassa, inclui a cobertura vegetal e a fauna da superfície do globo, incluindo o próprio Homem, a flora e a fauna dos oceanos.



A existência de vida na Terra é um facto único no Sistema Solar. De facto, ao longo da sua História, o planeta Terra foi criando condições para a origem e posterior manutenção das formas de vida, que foram surgindo.



Actualmente, existem milhares de espécies diferentes de seres vivos, desde seres microscópicos até alguns de grandes dimensões. Deste modo, a Terra apresenta uma elevada biodiversidade.



Em sumo, o nosso planeta é constituído por cinco grandes subsistemas que interagem e permanecem em equilíbrio entre si. qualquer alteração provocada pelo Homem num deles irá ter consequências graves no sistema Terra e alterar o ambiente em que a espécie humana habita e do qual depende para a sua sobrevivência.


Reflexão : No inicio não tinha entendido o porque de a Terra ser considerada um sistema fechado, no entanto visto que as trocas de matéria entre a Terra e o espaço não são muito significativas e são muito raras, este é considerado um sistema fechado. e que existem várias implicações por ser este tipo de sistema, pois os recursos naturais não são finitos, os poluentes permanecem no interior do sistema, etc.
Quanto aos subsistemas da Terra, já tinha conhecimento de o que eram, no entanto nunca tinha reflectido sobre as suas interacções e em como a intervenção do Homem é significativa. mas ainda mais importante é que sem estes subsistemas não existe vida na Terra. Aceitam comigo o desafio de preservá-los?

Fontes:

  1. http://biogeonorte.googlepages.com/ageologia,osgeólogoseosseusmétodos
  2. http://formacao.es-loule.edu.pt/biogeo/geo12/pre_requisitos/geo12_pre.htm#A_Terra_e_os_seus_subsistemas_em_interacção



Sem comentários: