segunda-feira, 10 de novembro de 2008

As rochas: arquivos que relatam a história da Terra

- A massa sólida do nosso planeta é, maoritariamente, constituída por rochas;

- Estas estão classificadas em sedimentares, magmáticas e metamórficas e todas fornecem informação sobre a história da Terra;

- Todas as rochas estão sujeitas a processos cíclicos e contínuos de formação, destruição e reciclagem;



  • Rochas sedimentares

As primeiras formam-se a partir de rochas pré-existentes, por um processo complexo que é realizado em várias fases: meteorização, erosão, transporte, deposição e por fim a diagénese. As rochas sedimentares são as mais abundantes no nosso planeta, já que são substracto rochoso de cerca de 75% da superfície continental. São exemplos de rochas sedimentares as argilas, areias, calcários e carvões.






(arenito, rocha sedimentar)





  • Rochas magmáticas


As rochas magmáticas formam-se quando o magma em fusão arrefece e solidifica.


Se arrefece rapidamente e em profundidade, os minerais não têm tempo de se desenvolverem originando rochas extrusivas ou vulcânicas.




(basalto, rocha magmática extrusiva ou vulcânica)



Se, pelo contrário, o magma arrefece lentamente e à superficíe, permite a cristalização e crescimento de todos os minerais, formando-se rochas intrusivas ou plutónicas.




  • Rochas metamórficas

As rochas metamórficas provêm da transformação de todos os tipos de rochas! Os agentes responsáveis pela formação destas rochas são principalmente altas temperaturas e elevadas pressões.

(xisto, rocha metamórfica)

Ciclo das Rochas



Os três grupos de rochas - magmáticas, sedimentares e metamórficas, transformam-se continuamente na natureza num conjunto de processos geológicos denominado o Ciclo das Rochas.



Após arrefecimento, o magma solidifica originando rochas magmáticas. Estas podem-se formar-se à superfície devido a processos vulcânicos, ou no interior da crusta.




Uma vez expostas à superfície, as rochas sofrem meteorização e erosão, processos promovidos fundamentalmente pela água e pelo ar, originando sedimentos. Estes depois de transportados pela água e pelo vento, depositam-se em zonas deprimidas da crosta continental ou oceânica.Devido a fenómenos de subsidência, os materiais da crosta vão afundando aumentando a pressão e a temperatura. Originam então rochas sedimentares.


Com o continuar do processo de subsidência crustal, em que a pressão e a temperatura aumentam, as rochas sofrem recristalizações no estado sólido dos seus minerais. Surgem as rochas metamórficas.


Caso a temperatura ainda aumente mais as rochas fundem originando-se o magma, que pode voltar a formar novamente rochas magmáticas.




Reflexão: Na crusta terrestre existe uma grande diversidade de rochas. Todas as rochas estão sujeitas a processos ciclicos e continuos de formação, constituição e reciclagem.

O ciclo das rochas é a prova que a Terra possui uma dinâmica própria e que está em constantes modificações.

Sendo assim é fundamental a existência de rochas e do respectivo ciclo, pois este intervêm em todos os subsistemas da Terra e faz com que todos eles funcionem correctamente.






Fontes:




Diciopédia 2003




http://fossil.uc.pt/pags/transf.dwt




Sem comentários: