domingo, 11 de janeiro de 2009

O mobilismo geológico. As placas téctónicas e os seus movimentos

  • A Teria da Tectónica de placas foi desenvolvida po Alfred Weguer, no inicio séc. XX, para explicar a deriva continental.

  • De acordo com esta concepção, a camada mais externa da Terra, a litosfera, encontra-se fragmentada em placas de diferentes dimensões e comportamentos de mobilidade, as placas litosféricas. (Estas, por sua vez, estão assentes sobre uma camada sólida, mais plástica e moldável, a astenosfera).



  • Os limites de placas são as zonas fronteiriças de contacto entre diferentes placas, locais onde se registam movimentos relativos entre elas com envolvimento de grandes quantidades de energia.

Reflexão: Achei importante abordar no meu portefólio o tema das lacas tectónicas, visto que mais tarde também serão importantes quando falar dos sismos. São as placas litosféricas as que "deformam" o nosso planeta. Os movimentos derivados destas placas são alimentados pelo calor interno da Terra. Achei curiosidade ao facto de todas as placas litosféricasincluirem uma parte continental e uma parte oceânica. E também ao facto de todas elas estarem sujeitas a um ciclo de formação e destruição que ilustra o poderoso dinamismo geológico da Terra.

Sem comentários: