domingo, 11 de janeiro de 2009

Formação do Sistema Solar

Teoria Nebular

  • Segundo a Teoria Nebular, o Sistema Solar ter-se-á formado há cerca de 4600 milhões de anos a partir de um gigantesca e difusa nuvem de poeiras e gases, a nébula solar.



  1. Contracção da nébula por atracção gravítica, aumento da sua velocidade de rotação e incremento da temperatura do seu núcleo.
  2. Achamento da nuvem, que adquiriu a forma de disco, com uma massa luminosa e densa na posição central, o proto-sol.
  3. Arrefecimento e aglutinação de poeiras nebulares em agregados sólidos, em torno do proto-sol, com formação de planetessimais.
  4. Atracção e aglutinação de corpos sólidos de menores dimensões pelos planetessimais com formação de protoplanetas e, posteriormente, de planetas, fenómeno conhecido por acreção.
  5. O sistema solar já formado, como actualmente.

Reflexão: Esta é a teoria científica mais aceite como o modelo explicativo da formação do sistema solar.Esta teoria é interessante e acima de tudo muito explicativa, talvez por isso a mais aceite. Existem seis factos que apoiam a teoria Nebular, como: as densidades calculadas para diferentes planetas, constituição mineralógica dos planetas rochosos, datação de materiais provenientes do sistema solar, a observação de crateras de impacto em diferentes corpos planetários e a descoberta recente e nebulosas.

Sem comentários: